• Notícias e Eventos
  • Notícias da Empresa
  • Materiais em pó especiais perto da tecnologia de fabricação e aplicação da forma líquida

Date:2023-09-13

1. Nome do projecto

Materiais especiais do pó do elevado desempenho perto da tecnologia e da aplicação da fabricação da forma líquida

2. Nomeadores e pareceres de nomeação

Nomeador: Associação da Indústria de Metais Não Ferrosos da China

Comentários sobre a nomeação:

Materiais especiais de alto desempenho em pó desempenham um papel fundamental insubstituível em equipamentos de defesa nacional e produtos civis de alta tecnologia.   No entanto, devido a problemas como alta dureza, alta fragilidade e sensibilidade de desempenho às condições de processamento, é difícil preparar peças utilizáveis usando a tecnologia tradicional de processamento de materiais, o que limita muito o desempenho e a utilização eficaz deste tipo de material. Ele também se tornou a base para muitos do meu país' Equipamento de defesa nacional. e gargalos no desenvolvimento da indústria civil.   Este projeto superou três grandes gargalos técnicos: preparação de matérias-primas especiais em pó, formação de precisão e controle de propriedades estruturais.   Inventou uma nova tecnologia para a preparação e modificação de pó especial micro-perto esférico, percebendo a autonomia de matérias-primas especiais em pó para moldagem por injeção; inventou um novo ligante adequado para diferentes sistemas de material em pó e um processo de desengorduramento de formação e eficiência para resolver o problema de alimentação Problemas tais como propriedades de enchimento, retenção de forma, carbono residual ou oxigenação, e controle de precisão dimensional; inventou a tecnologia para a densificação aprimorada da sinterização de blanks desengordurados porosos e o controle preciso das propriedades da microestrutura, conseguindo fabricação em forma próxima da rede e desempenho extremamente melhorado; Com equipamentos-chave, como máquinas, fornos de desengorduramento de alta eficiência e fornos de sinterização de economia de energia, estabelecemos sistemas de software e hardware de detecção e monitoramento on-line para alcançar produção totalmente automatizada.   Aplicado para 142 patentes de invenção (incluindo 1 patente PCT), incluindo 52 patentes de invenção autorizadas, 6 direitos autorais de software, publicou 2 livros e 133 artigos (incluindo 122 papéis SCI), com uma variedade de produtos quebrando bloqueios de tecnologia estrangeira e resolvendo pescoço preso" problemas na construção e pesquisa e desenvolvimento de equipamentos de defesa nacional, atenderam as principais necessidades nacionais, conduziram e promoveram a formação e desenvolvimento do meu país' s indústria de moldagem por injeção de pó, construiu 54 linhas de produção, e adicionou vendas de 3,95 bilhões de yuans nos últimos três anos. o novo lucro foi 790 milhões de yuans, e os benefícios sociais e econômicos foram significativos.

Ganhou 2 primeiros prêmios dos Prêmios de Invenção Tecnológica do Ministério da Educação e 2 primeiros prêmios dos Prêmios de Invenção Tecnológica e Ciência da Indústria de Metais Não Ferrosos da China.

Este projeto foi nomeado para o segundo prêmio do Prêmio Nacional de Invenção Tecnológica.

3. Introdução do projecto

Este projeto pertence à disciplina de metalurgia do pó no campo de novos materiais.   Materiais especiais de alto desempenho têm propriedades especiais que outros materiais não têm e desempenham um papel fundamental insubstituível na defesa nacional e produtos civis de alta tecnologia.   No entanto, este tipo de material tem problemas como alta dureza, alta fragilidade e sensibilidade às condições de processamento. É difícil preparar peças utilizáveis usando tecnologia tradicional, o que limita muito o desempenho e a utilização eficaz deste tipo de material. Tornou-se uma escolha popular para muitos equipamentos de defesa nacional e aplicações civis. gargalo no desenvolvimento do setor industrial.   A moldagem por injeção em pó tem vantagens únicas na preparação de peças de forma complexa a partir de materiais difíceis de usinar e é considerada uma das dez principais tecnologias disruptivas na indústria de fabricação futura.   No entanto, as dificuldades técnicas enfrentadas por essa tecnologia são diferentes para diferentes materiais, e pesquisas inovadoras precisam ser realizadas de maneira direcionada.

O projeto durou 18 anos. Em resposta às necessidades de equipamentos de defesa, automóveis, produtos eletrônicos vestíveis e outros campos, a pesquisa sobre a moldagem por injeção de materiais especiais em pó, como tungstênio metálico, nitreto de alumínio e ligas magnéticas macias foi realizada, e avanços foram feitos na preparação de pós finos quase esféricos, Tecnologias-chave, como conformação precisa e microestrutura e controle de propriedade, permitiram a fabricação quase em forma de rede de tais produtos materiais.   Aplicado para 142 patentes de invenção (incluindo 1 patente PCT), incluindo 52 patentes de invenção autorizadas, 68 patentes de modelos de utilidade autorizados, 6 direitos autorais de software, 2 livros publicados e 133 artigos publicados (incluindo 122 artigos SCI).

1. criou uma nova tecnologia para a preparação e modificação de pó especial fino quase esférico adequado para o processo de moldagem por injeção.   O sistema de reação e processo para síntese de combustão de solução de metal refratário e pó cerâmico não óxido, bem como a nova tecnologia de" classificação da dispersão do fluxo de ar - esferoidização plasmática" modificação do pó, foram estabelecidas para preparar nano-tamanho quase esférico nitreto de alumínio e pós à base de tungstênio. O tamanho de partícula e distribuição de tamanho de partícula de pó de tungstênio esférico são controláveis.

2. inventou novos aglutinantes e processos de formação e desengorduramento eficientes adequados para diferentes sistemas de material em pó.   Pela primeira vez, a teoria do fluxo bifásico e a teoria do caos foram aplicadas ao estudo do processo de enchimento por injeção de pó, esclarecendo a causa essencial da separação bifásica e o mecanismo de incerteza da geração de defeitos.   Um sistema ligante baseado em grupos funcionais poliméricos foi desenvolvido para resolver problemas como uniformidade de enchimento de ração, retenção de forma, resíduo de carbono ou oxigenação e controle de defeitos.

3. Inventou a tecnologia para sinterin aprimorada